Lula culpa colonizadores por ‘atrasos na educação do Brasil

Lula provocou polêmica em Portugal ao responsabilizar o período da colonização portuguesa, até 1822, pelos problemas do sistema educacional do Brasil.
“Eu sei que isto não agrada aos portugueses, mas Cristóvão Colombo chegou a Santo Domingo (atual República Dominicana) em 1492, e em 1507 já tinha sido criada uma universidade lá. No Peru em 1550, na Bolívia em 1624.
No Brasil, a primeira universidade surgiu apenas em 1922”, afirmou o ex-presidente, para quem essa demora “justifica os atrasos na educação” brasileira.
A declaração de Lula, durante uma conferência em Madri, na noite da última sexta-feira, gerou uma forte reação da imprensa portuguesa quando atravessou a fronteira entre os dois países ibéricos.
O portal Observador, um dos principais de Portugal, ironizou o assunto: “Brasileiro burro? A culpa é do (Pedro) Álvares Cabral, diz Lula”.
De quem é a culpa pelos atrasos na educação? É dos portugueses, diz Lula”, publicou, por sua vez, oDiário de Notícias, o mais antigo jornal português.

“O que você acha?
Milhões é desviado da educação, há superfaturamento na merenda escolar.
Os professores estão sendo mal remunerados.
E Lula ainda diz que a culpa e dos colonizadores”.
Fonte: BBC

Deixe uma resposta